PERSONAGENS DA HISTÓRIA: ENOCK IGNÁCIO DE OLIVEIRA

0 0

ENOCK IGNÁCIO DE OLIVEIRA nasceu no povoado de Santa Rita, Município de Serra Talhada, no dia Sete de dezembro de 1904, era o nono filho do casal, tendo como pais o fazendeiro Sebastião Inácio de Oliveira (Baião Inácio), e Antônia Pereira de Souza (D. Sinhazinha).

Cursou suas primeiras letras no povoado Santa Rita, seus pais preocupados em dar melhor aperfeiçoamento escolar aos filhos, se mudaram com toda a família para a cidade Serra Talhada aonde veio fixou residência. Um dos seus mestres foi o Professor Fulgêncio. Fez o primário completo até o admissão. Também estudou música e se tornou um dos membros da banda local, tendo como instrumento o trombone.

Sertanejo autêntico e sendo filho de fazendeiros bastados, logo se tornou agropecuarista dono de engenho e casa de farinha. Foi comerciante no ramo de tecidos, calçados, chapéus e perfumaria e a sua loja se chamava “A Sertaneja”. Negociou também com gasolina em um posto no Bairro Bomba.

Aos vinte e cinco anos de idade contraiu matrimônio com a sua conterrânea Maria Elizabeth Andrada, surgindo desse matrimônio sete filhos dos quais cinco veio a falecer e dois sobreviveram: A professora Terezinha de Andrada Oliveira e o Médico: Bartolomeu Inácio de Andrada Oliveira.

Com um espírito ávido e comunicativo ingressou logo na política, tornando-se revolucionário em 1930, participando desde então das atividades políticas partidárias, sendo fundador e presidente da U.D.N. – União Democrática Nacional do seu município, sendo atuante nos movimentos político, fazendo com grande mérito e até mesmo heroísmo, severa oposição aos grupos políticos dominantes da época, destacando-se como um dos maiores e mais autêntico oposicionista, liderando com dignidade sua família até o dia da sua morte, 21 de março de 1978.

Nunca disputou nenhum cargo eletivo, mas tomava parte ativa em todas as eleições para Presidente, Governadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores.

Elegeu seus sobrinhos: Sebastião Andrada Oliveira, prefeito três vezes; O Deputado Estadual Sebastião Inácio de Oliveira Neto “Dr. Neto” e o Deputado Federal Inocêncio Gomes de Oliveira.

Tinha como virtudes liderar o seu grupo sem violência, servir com grande contentamento ás classes menos favorecidas, dando tudo de si para o bem estar da comunidade serra-talhadense. Por tudo quanto fez, mereceu que o seu nome fosse imortalizado numa Praça do Distrito da Santa Rita, onde nasceu e lá fosse colocado em basto de bronze. O Primeiro grupo do Distrito também recebeu o seu nome. Na sede do município foi homenageado com uma das principais artérias recebendo o nome de Rua Enock Ignácio de Oliveira.